As 10 Dicas de Viagem da Meduse!

Atualizado: Set 5

“Uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes.”

Dalai Lama


Viajar é uma experiência muito pessoal, e por isso também diferente para todas as pessoas que viajam, e vamos ser sinceros… não existe melhor sensação do que fazer as malas e partir para um lugar desconhecido, onde é possível criar e viver novas experiências, connosco e com o mundo.

Para que todos esses momentos sejam inesquecíveis e memoráveis, a Meduse clarifica algumas dicas para o ajudar na sua viagem.


1. Dica: Fazer consulta do viajante


Nunca é bom ficar doente, principalmente quando vamos de viagem para outro país, por isso aconselhamos todos os nossos clientes a fazer a consulta do viajante.

É na consulta do viajante, que somos informados acerca das medidas preventivas ou curativas, a adotar antes, durante, e depois da viagem. E tudo isso depende do destino de viagem, de quem viaja, e de outros fatores.

Recomenda-se que, a consulta seja nas 4 a 6 semanas antes da partida, sobretudo se for necessária vacinação. Embora todos os viajantes devam fazer a consulta, esta é particularmente importante para as grávidas, idosos, as crianças, e pessoas com doenças crónicas.

Também acrescentamos que estas consultas e os centros de vacinação internacional estão disponíveis em todo o país, pelo que através do site do Serviço Nacional de Saúde, será possível localizar o mais próximo da sua área de residência.


2. Dica: Documentos de Identificação Válidos


Esta é uma dica crucial para todos os amantes de viagem, uma vez que é importante conhecer as normas que são exigidas para o embarque e para visitar os países que queremos conhecer.

Por isso, devemos verificar se temos o nosso passaporte válido, caso seja do nosso interesse visitar outro continente sem ser a Europa. Além de que alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses, após a conclusão da viagem, e ainda outros, não aceitam passaportes temporários.


3. Dica: Não viajar com muito dinheiro


A Meduse aconselha os seus clientes a irem de viagem com cartões de crédito/débito, em vez de levarem muito dinheiro, embora se justifique levar algum dinheiro de reserva, caso ocorra algum imprevisto inesperado.

E por isso, é crucial verificar se os seus cartões de crédito/debito são aceites no país de destino.


4. Dica: Kit de viagem confortável


Em algumas viagens os voos demoram horas e horas, e por isso o kit de viagem é fundamental para o seu conforto durante as horas de voo. Logicamente, deixamos ao critério de cada pessoa a melhor escolha, mas consideramos indispensável um bom livro para ler na viagem, para ajudar a relaxar e a descontrair, e umas boas pastilhas elásticas para minimizar a compressão nos tímpanos, o que vai tornar a descolagem e a aterragem mais agradável.

Por último e não menos importante, para quem gostar de fechar os olhos e aproveitar o voo por uns momentos, utilizar uma boa almofada, uma máscara para os olhos e tampões para os ouvidos, serão excelentes opções que se tornarão nos nossos melhores amigos de descanso.


5. Dica: Cumprir as Leis Locais


Todas as pessoas já são conhecedoras do impacto das viagens, portanto do impacto do turismo no sector ambiental, e por isso, devemos minimizá-lo, seguindo alguns conselhos, algumas regras, de forma a preservar as culturas locais e os ecossistemas, pois estes deverão ser respeitados.

Por exemplo: Utilizar os protetores solares biodegradáveis, recorrer à utilização de papel em vez do plástico, etc.


6. Dica: Desativar o rooming do telemóvel


Quando vamos de viagem para Países que não pertencem à União Europeia, temos de desativar o rooming do telemóvel para não apanharmos surpresas quando chegarmos a casa, uma vez que podemos pagar por cada chamada que efetuarmos, por cada mensagem enviada e ainda, por utilizarmos a Internet.

Como todos os telemóveis precisam de energia para se manter contactável, durante a sua viagem, não se esqueça de levar o seu carregador e informe-se acerca do assunto, dado que para carregar os telemóveis em alguns países é necessário levar um Adaptador Universal de Tomada.


7. Dica: Adequar a Roupa ao Tipo de Viagem


Atualmente, as viagens têm diversas formas, maneiras e feitios, mas para quem gosta de fazer os roteiros turísticos, a explorar todos os locais, a andar de um lado para outro, o calçado é um ponto importante a ter em atenção – o mais confortável possível, para evitar os inchaços, as bolhas, etc.

Além de todo o cuidado de como, e o que vestir para as atividades que pretende fazer na sua viagem, não se esqueça do seu Kit de Higiene.


8. Dica: Reservas em Parceiros de Confiança e de Qualidade


Quando planeamos a nossa viagem, seja a começar pelos hotéis, a terminar nos transferes, é de extrema importância selecionar parceiros que em quem podemos confiar, e que desempenhem os seus papeis com qualidade. Uma vez que viajamos para locais desconhecidos, alguns até remotos, as situações imprevistas acontecem, por isso é fundamental escolher bem, a quem, vamos confiar a nossa viagem.


9. Dica: Seguro de Viagem


Sempre que vamos de viagem devemos ter um bom seguro, que inclua, de preferência, a assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação.

Por isso, antes de ir de viajar, verifique todos esses pormenores, juntamente com as condições do contrato, e com os dados mais importantes: idade, limites territoriais, notificações de queixas, prazos de validade, etc.


10. Dica: Viaja com boa disposição e em boa companhia


Qualquer viagem, para além de todos os pormenores, desde as burocracias aos cuidados que devemos ter, não é uma experiência inesquecível se não for aproveitada a cada segundo, se não for vivida de modo intenso, se não tivermos a companhia das pessoas com gostaríamos de partilhar e de viver a experiência de viagem, com alegria, com sorrisos e com a partilha de momentos memoráveis.

E para que todos os momentos sejam lembrados e partilhados, leve a sua experiência aos outros pelas fotografias que pode captar em cada momento, pode levar uma câmara fotográfica ou até mesmo utilizar o seu telemóvel!


Todas as dicas que a Meduse vos dá, podem ser o segredo das vossas viagens!


Não se esqueçam de acompanhar de perto as nossas viagens, através dos nossos canais - Facebook e Instagram, em @meduse.pt


#meduse #travelwithpersonality #meduse.pt #travel #startup


Co-founder & Community Manager,

Filipa Duarte

+351 963 860 336

R. Circular Norte do Parque Industrial 35, 7005-841 Évora

Estamos aqui para si!

Fale Connosco!